quinta-feira, 14 de julho de 2011

A música da praça.



Hoje quando voltava de ônibus, ouvi uma musica na praça. Era uma musica de Debussy, “Sonho Angelical”.

O cenário era bem diferente daquela musica. Mas combinava. Um velho mendigo ouvia a musica enquanto mastigava alguma coisa, talvez um pedaço de pão. Tinha gosto em seu mastigar, ao mesmo tempo em que a musica tocava no seu momento fortíssimo. Parecia narrar uma cena de filme. Uma pintura triste. Ruas sujas, com moribundos deitados esperando o dia seguinte para abrirem os olhos e continuarem a respirar.

Aquele mendigo se mantinha estático, apenas mastigava aquele pedaço de pão. Não esboçava raiva, nem alegria, nem nada. Apenas mastigava lentamente.  Seu rosto não manifestava nenhuma emoção enquanto Debussy estava lá, tocando de forma frenética. Escute-me! Escute-me, seu vagabundo! Mas o mendigo permanecia lá, mastigando o seu pão.

O vento soprava. Um cheiro de esgoto e poeira. Algumas pessoas sentadas tomando uma cerveja.  O campo de futebol vazio. A noite se apresentava de forma clara, céu estrelado. Debussy tocando em algum radinho naquela praça. Mas aquele homem não queria saber de Debussy, de radinho, de cerveja, nem de um curioso passageiro que assistia a cena enquanto passava dentro de um ônibus qualquer. 

O mundo era ele e aquele pedaço de pão.

Aquele momento ficou marcado. Simples, corriqueiro, tragicômico.

Um velho mendigo mastigando o seu pão.

Um comentário:

Katia disse...

Às vezes ficamos intrigados com coisas do cotidiano, uma cena, uma música, um acontecimento. Tem gente que passa, tem gente que fica, e não percebe detalhes que nós achamos tão importantes, como é estar tocando uma música de Debussy.
As crônicas são ótimas por eternizar esses pequenos momentos. Fica a frase "martelando" na nossa cabeça ao longo do dia "o mundo era ele e aquele pedaço de pão".